Teletrabalho

Duração:

25h

Forma de Organização:

Presencial

Objetivos

Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.

Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.

Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.

Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.

Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.

Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Destinatários

Ativos, empregados ou desempregados com o mínimo o 9º ano de escolaridade.

Conteúdos

Teletrabalho
Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
Gestão da confiança
- Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
- Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
- Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
- Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
Gestão da distância
- Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
- Reorganização dos locais e horários de trabalho
- Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
- Motivação e feedback
- Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
- Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
- Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
- Controlo e proteção de dados pessoais
- Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
- Assistência técnica remota
Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
Formação e desenvolvimento de novas competências
Transformação digital – novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
Organização do trabalho
Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
Espaço de e para o teletrabalho
Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
Pausas programadas
Riscos profissionais e psicossociais
- Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- Avaliação e controlo de riscos
- Acidentes de trabalho
Gestão do isolamento

Duração:

25h

Forma de Organização:

Presencial

Módulos

Módulo Duração Forma de Organização
Teletrabalho 25h Presencial

Teletrabalho

Forma de Organização: Presencial
25h
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